Notícias
Sicredi não cobrará taxa de cheque especial possibilitada pelo Banco Central

Segundo instituição financeira cooperativa, a não tarifação reforça o compromisso com a educação financeira dos seus associados

Comprometido com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados pelo Brasil, o Sicredi, instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, optou por não cobrar neste momento a taxa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500 reais, que passou a valer nesta segunda-feira, 6 de janeiro, com autorização do Banco Central.

A tarifa é uma alternativa criada pelo Banco Central para compensar as instituições financeiras brasileiras pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada em novembro do ano passado e também válida a partir desta segunda-feira, 6 de janeiro. A limitação dos juros, segundo o governo federal, visa reduzir o custo e a regressividade do serviço considerando que essa linha de crédito é utilizada especialmente pela população com menor poder aquisitivo e pouca educação financeira.

Para reforçar o melhor uso do dinheiro, em 2019, as 111 cooperativas de crédito do Sicredi promoveram cerca de 5,5 mil ações em mais de 900 municípios brasileiros durante a Semanal Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Banco Central e do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). No mesmo ano, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, o Sicredi lançou desenhos animados para tratar de orçamento familiar e ajudar os pais a discutirem educação financeira com as crianças.

Recentemente, a instituição colocou no ar o portal www.investindojuntos.com.br, direcionado para o público interessado em aplicar recursos, mas que tem dúvidas sobre qual a opção mais adequada.
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).
 
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube |Instagram